Atualmente, se pensa e fala muito sobre o uso consciente da água, um recurso que é essencial para a sobrevivência e que não é algo infinito. Portanto, precisamos focar em medidas para usá-la de uma maneira racional.
Com a atual crise hídrica, é mais que necessário um tratamento e um descarte responsável de efluentes no Brasil, além de ser uma necessidade socioambiental. Já existem leis federais e estaduais para o descarte correto no meio ambiente da água usada em empresas e indústrias. Neste contexto, o reuso da água vem ganhando cada vez mais apreciadores por ser ecologicamente correto.
O reuso da água é algo relativamente simples e barato de ser aplicado, por isso vem despertando interesse entre indústrias, empresas, centros comerciais e condomínios. Aos poucos tem se tornado uma tendência pelo motivo já citado acima, mas também a vantagem da preservação da água potável que será usada só para necessidade do consumo humano que é imprescindível. Outras vantagens são: a proteção aos mananciais, diminuição da demanda da água, uma menor poluição no meio ambiente e até a redução de gastos na conta.
A tecnologia para o reuso varia muito, mas a mais acessível e descomplicada é a captação de água da chuva para uso de atividades como lavagem de pátios, limpeza de maquinários, irrigação de hortas comunitárias e até na irrigação do jardim. Para esse tipo de captação basta criar um sistema com tonéis.
Planejar o reaproveitamento da água é algo fundamental para que o projeto tenha êxito. Orientar os colaboradores para que eles lutem pela ideia e levem a frente mostrando que não é somente para o bem da empresa e sim para o meio ambiente.
Com tudo isso acontecendo, surgiram novos conceitos desde 2007, como os Green Buildings e certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mostrando a importância da prática de reuso da água. Ser sustentável não envolve apenas o processo de construção, mas a continuação e operação das instalações, continuando assim a otimizar os recursos hídricos.
Sendo assim, começamos a usar a água de reuso para fins que não precisam de água potável. Estamos enxergando que existem inúmeras maneiras de driblar essa crise hídrica.