Gotejo para lavoura de café

A irrigação por gotejamento é um método de irrigação localizada com inúmeras vantagens ao agricultor. Com esse sistema de irrigação, é possível ter ganhos expressivos com o aumento da produtividade de uma cultura.

Vantagens da irrigação por gotejamentoVantagem da irrigação

  • A economia de água ao agricultor é em media de 50 % comparado ao sistema de irrigação tradicional.
  • Um ganho enorme na eficiência da adubação.
  • Previne perda de produtividade, principalmente aonde se tem um período grande de escassez de chuvas.
  • Aumentar a produtividade da cultura que é irrigada.

Como economizar água na irrigação

Todo agricultor, seja de alta ou baixa renda se preocupa em economizar a tão preciosa água que utiliza. Para diminuir a sua conta e claro, ajudar o meio ambiente, isso não é algo tão complexo e fora de alcance. Hoje em dia já se existem técnicas para reaproveitar a água e assim termos enormes benefícios com o reuso da água na sua cultura de café.

Projeto de irrigação por gotejamento

A irrigação localizada por gotejamento tem ganhado um grande espaço no mercado pelas vantagens citadas acima. É um sistema que aplica a água exatamente aonde ela deve ser aplicada, assim, trazendo vantagem para a cultura do agricultor. O gotejo é benéfico para todos os tipos de cultura, sendo assim, montar um projeto de irrigação é uma saída viável e rentável. Para montar seu projeto de irrigação você tem subsídios federais e estaduais que podem financiar todo o seu sistema de irrigação. Abaixo seguem mais alguns pontos sobre os motivos de montar um método de irrigação eficiente.

Exportação de café cresce mais de 35% nos três primeiros meses de 2015

As exportações de café alcançaram o valor de U$ 1,7 bilhão nos três primeiros meses deste ano, receita 36,18% maior do que os U$ 1,25 bilhão totalizados no mesmo período em 2014. Já o volume de exportação do café nos primeiros meses de 2015 aumentou em 4,86%, em relação ao mesmo período em 2014. Ao todo, foram mais de 8,933 milhões de sacas de café de 60 kg vendidas ao exterior, sendo que no mesmo período do ano passado foram exportadas 8,550 milhões de sacas.

Consumo mundial crescente 

A demanda global por café deverá crescer 2,5 %  ao ano até o final desta década, impulsionada pela forte expansão do consumo da China, Rússia e Coréia do Sul, países onde o mercado vem crescendo entre 4% a 4,5% ao ano. Nos mercados tradicionais, a taxa de incremento no consumo varia de 1% a 1,5%. A previsão foi feita pela agência Reuters pelo diretor executivo da OIC – Organização Internacional do Café, Roberio Oliveira Silva. Em sua opinião, a demanda pode atingir 175 milhões de sacas de 60 quilos em 2020, ante 149,5 no ano do calendário atual.