Irrigação da cultura de arroz com Pivô Central
Hoje em dia, a irrigação do arroz por Pivôs Centrais está crescendo num grande ritmo, resultado da produtividade que esta máquina agrícola traz ao agricultor, com as seguintes vantagens:
- Uma grande economia de água em relação à irrigação por inundação.
- Aumenta a fertilidade do solo e reduz as despesas operacionais.
- Permite uma colheita rápida, devido ao solo não estar encharcado, melhorando assim a gestão do solo.
A versatilidade no sistema de irrigação por Pivô Central, juntamente com a falta de preparação do solo, permite uma rotação mais fácil das culturas do que na irrigação por inundação.
Alie Fertirrigação com Pivô Central na irrigação de Arroz
A Fertirrigação é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de se aplicar fertilizantes na cultura, comparando com a irrigação por inundação é extremamente mais eficaz.
Aplicando o fertilizante em menor quantidade e com mais frequência, pode-se manter um teor de nutrientes no solo nas quantidades exigidas pela cultura, o que aumentará a eficiência do uso dos nutrientes pelo Arroz e, consequentemente sua produtividade.
Irrigação por Pivô Central Permite:
Aumentar a quantidade de hectare irrigado com a mesma água da irrigação por inundação, podendo regar até o dobro. Obter duas colheitas de Arroz por ano, adiantando a data da plantação das sementes. O Pivô Central é máquina agrícola que faz o agricultor a dobrar a produção de Arroz por hectare em comparação à irrigação por inundação.
Cultivo de Arroz por inundação
Como cultivar o Arroz? O cultivo de Arroz sempre esteve associado à irrigação por inundação, este tipo de irrigação tem grandes inconveniências.
Um grande consumo de água ( Conforme o tipo de solo entre 24.000-18.000 m3/há. ) Necessidade de fazer uma boa preparação do terreno, o que requer um grande quantidade de recursos econômicos, como mão de obra e um bom prazo para executar, que não é fácil de diminuir este prazo. Não permite a rotatividade adequada das culturas e ainda diminui a fertilidade do solo.
Referência: Traxco.