Pivô Central e sua revolução na irrigação
Algumas décadas atrás irrigação era considerado um enorme trabalho, desde a pré-história o homem vem desviando rios para irrigação de suas plantações. Nos tempos modernos, veio o sistema de irrigação por sulco, que também envolve uma quantidade alta de energia para levar água para o campo de irrigação.
A tecnologia de irrigação por aspersão veio sendo criada desde a II Guerra Mundial, com invenções de aspersores rotativos. Nos primeiros sistemas, os aspersores eram mantidos acima da cultura por tubos de elevação. Mas ainda se exigia uma grande esforço de trabalho, pois a aplicação de água em uma linha, e esta tinha que ser montada e desmontada para a próxima linha.
Por volta de 1950 foi inventado o primeiro sistema de pivô central de irrigação, permitindo a automação de todo o processo. Sistemas que se adequam ao terreno e que controlam automaticamente a aplicação de água na irrigação.
Outras vantagens do sistema de irrigação por pivô central foram sendo descobertas, como: a aplicação de lamina de água lenta e frequente na irrigação, na intensidade aplicação desejada, o que se representa uma grande vantagem para solos arenosos ou argilosos e a pequena demanda de mão-de-obra na operação do pivô central.
Pivô Central no Brasil
No Brasil, um levantamento feito pela ANA (Agência Nacional de Águas) mostrou a quantidade de pivôs centrais e quantos hectares estão sendo irrigados. Um total de mais de 17 Mil equipamentos estão irrigando 1,179 milhão de hectares no Brasil. A maior concentração fica nos estados de BA, MG, GO e SP.
Características de um Pivô Central
O pivô central é um sistema de irrigação constituído por uma linha móvel de aspersão, sustentada por torres metálicas que se movimentam, girando em torno de um ponto fixo. O tipo dos aspersores, os seus espaçamentos laterais, o diâmetro molhado de cada um, afeta a taxa de aplicação ao longo da linha lateral.
Vantagens do Pivô Central
- A condução de água é simplificada pelo uso de um ponto estacionário de entrada da água na área do projeto.
- A orientação e alinhamento do sistema são controlados através do ponto do Pivô.
- Obtém- se facilmente elevados valores de uniforme de aplicação na irrigação.
- Após completar uma irrigação, o sistema estará posicionado para o início de uma nova irrigação.
- O manejo de irrigação é facilitado devido à facilidade de controle da lâmina d’água aplicada.
- Possibilita a aplicação precisa de fertilizantes e outros produtos químicos na água de irrigação.
- Sua Flexibilidade de operação auxilia no desenvolvimento de esquemas de uso da rede elétrica.
- Controle todo o manejo da irrigação do seu Pivô Central pelo seu smartphone ou Tablet.
A Hidro Sistemas orienta a aplicar o melhor projeto conforme as suas necessidades, para obter as informações para qual Pivô Central lhe atende é só entrar em contato conosco. Além disso, somos distribuidor autorizado dos Pivôs Zimmatic by Lindsay e trabalhamos com softwares específicos para executar os melhores projetos.