O maior projeto de irrigação por gotejamento para paisagismo do Brasil está no Parque Olímpico
A irrigação por gotejamento é bastante conhecida entre os profissionais que trabalham com paisagismo e irrigação, sua função básica é fornecer água onde e quando for necessário e não diretamente para as plantas, mas na área do solo que está à raiz.
Com a irrigação por gotejamento se estabelece algumas vantagens;
- Não há nebulização do local instalado.
- A irrigação com tubo gotejador gasta uma quantidade menor de água que outros métodos.
- Não existe escorrimento superficial.
- Não se tem evaporação superficial da água
- Não existem perdas por deriva com vento
Exatamente estas vantagens foi um dos motivos do gotejamento ser um dos sistemas escolhidos para a irrigação do Parque Olímpico.
30 MIL metrôs de tubo gotejador no Parque Olímpico
O Parque Olímpico Rio 2016 é considerado o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ele ocupa uma área de 1,18 mihão de metros quadrados, onde irá ocorrer disputa de 16 modalidades olímpicas.
Dentro do Parque Olímpico existe a Via Olímpica com pouco mais de um quilômetro de extensão. Com um formato sinuoso, lembrando o calçadão de Copacabana, ela tem cinco terraços e dois mirantes.
Mirantes esses onde se concentra uma parte do paisagismo do Parque Olímpico e parte dos 30 Mil metrôs de tubos gotejadores instalados, reduzindo o desperdício de água do Parque Olímpico com a irrigação.
Tubo gotejador do Parque Olímpico é tecnologia Rain Bird
A irrigação de alta eficiência instalada no Parque Olímpico pela Hidro Sistemas, é uma tecnologia Rain Bird. O tubo gotejador XF – SDI com tecnologia escudo de cobre para irrigação enterrada é o que foi usado nos 30 Mil metrôs.
A tecnologia escudo de cobre da Rain Bird,protege os emissores da intrusão de raízes, originando um sistema de irrigação sub-superficial de longa duração e baixa manutenção, para as áreas com arbustos do Parque Olímpico ou outro tipo de vegetação.