Motivos para acreditar na irrigação em 2016

Acredite na irrigação

Motivos para acreditar na irrigação em 2016

Nos tempos de crise, acreditar em algum negócio pode ser bem difícil, portanto iremos mostrar alguns motivos para acreditar na irrigação.

 

Cenário climático incerto para irrigação agrícola

 

Está bem visível que o clima vem mudando, chuvas fortes sem parar, secas cada vez mais longas, calor mais intenso, e tem o famoso El Ninõ, muito tem se discutido sobre esse fenômeno e os efeitos na agricultura brasileira.

 

O fenômeno tem como característica o aquecimento das águas do oceano Pacífico sobre a região da linha do Equador. O resultado é a mudança do clima no planeta inteiro.

 

Esses efeitos causados pelo El Ninõ, o nordeste brasileiro pode ter uma seca ainda mais severa e a região sul do país sofrer com chuvas fortes e inundações. Em outras regiões do globo, os invernos podem ser chuvosos e atividades como a pesca podem ser prejudicadas.

 

Estabilidade de produção mesmo em tempos de seca

 

Depois de falarmos do clima, é bom mostrar que com os sistemas de irrigação a maior vantagem é a estabilidade da produção, reposição da necessidade hídrica mesmo em tempos de seca, ou seja, dificilmente irá faltar água a sua cultura. Existe a possibilidade da estiagem se prolongar por um bom tempo, rios, represas, poços e outros muitas vezes não resistem, mas com o sistema de irrigação podemos ficar de olho nessas reservas e caso necessário diminuir a lamina.

 

Maior produtividade e melhor qualidade de produção

 

Com a competitividade do mercado atual, a produtividade para reduzir custos e aumentar o lucro é fundamental.

 

Estes são dois dos principais motivos que estão levando os agricultores adotarem sistemas de irrigação em suas propriedades. Mas é preciso cautela, antes de pensar em irrigar, é imprescindível pensar em uma orientação técnica e Agronômica úteis para corrigir irregularidades de precipitações e garantir a umidade do solo durante o ciclo de cultura para se conseguir o aumento de produtividade e melhora na qualidade da produção, e tais conquistas são resultados de um bom projeto de irrigação considerando as condições locais e um consultor para conduzir e orientar esse projeto.

Muitos agricultores são ligados a e terra por questão de tradição familiar, outros por amor a lavoura, mas, independentemente do que o moveu a iniciar seu contato com a terra, o objetivo sempre é um: o lucro com ela. E a fim de conseguir o resultado esperado, procura de todas as técnicas disponíveis no mercado para obter produtividade e melhor qualidade na produção.

Dentre tantas técnicas, a adoção por irrigação é uma das formas que os agricultores vêm buscando para alcançar sua meta, o que só é possível com a implantação do sistema de irrigação, pois precisa ser cirúrgica e controlada.

 

Não tem crise na agricultura

 

Com a atual crise na economia, governo tende a investir mais nos setores que estão dando retorno ao PIB (Produto Interno Bruto) a curto prazo, e isso a agricultura tem segurado o Brasil anos, assim financiamentos governamentais que estão travados tende a abrir novamente, por que o governo sabe da importância da agricultura a economia.

 

O mundo precisa de alimentos

 

Independente de um certo tipo de crise em muitos países como os africanos e latinos, a necessidade de alimentos não acabou e existe um mercado a longo prazo de proteína animal e vegetal muito grande, por isso o Brasil continuará sendo o celeiro do mundo e aumentando sua produtividade cada dia mais e se mantendo na ponta da agricultura e pecuária mundial.

 

Fonte: irrigacao.net