Estresse hídrico controlado pode aumentar qualidade do Café

Estresse hídrico controlado pode aumentar qualidade do Café

O desafio do produtor rural é sempre produzir uma cultura de qualidade e o Café é uma das culturas mais consumidas no mundo todo, então a busca por aumentar a qualidade é sempre constante.  O Biólogo Pierre Marracini fez um estudo sobre formas de estresse hídrico e precursores que apontam para maior qualidade do café arábica.

Café irrigado

Segundo Pierre, fisiologicamente para qualquer planta, e no caso o café, é quase impossível resolver a equação do mais e melhor sempre, “porque o custo energético é muito alto, mas é possível se aproximar da solução com um bom manejo da lavoura, uma boa condução da irrigação – não mais do que preciso e quando preciso, ou seja, durante a maturação para suprir a falta de chuva –, acoplada a um bom manejo do estresse hídrico”.

Estresse hídrico

A técnica do estresse hídrico é uma espécie de seca programada, na qual o produtor aproveita o período de estiagem e mantem a planta por um período sem irrigação. Após o período programado volta se a irrigação, dessa forma pode se aumentar a qualidade da cultura.

Qual irrigação devo usar?

Após essa explicação sobre o estresse hídrico, aquele produtor que já tem a irrigação instalada vai estar pronto para usar essa informação em seu beneficio. Porém temos o que ainda não tem irrigação e tem muito interesse em instalar, dai vem a pergunta, qual irrigação devo usar?

Pivô Central:

A irrigação pelo Pivô Central vai lhe permitir aplicar de forma precisa à quantidade de água necessária para a planta, que irá lhe auxiliar com a técnica de estresse hídrico. Além de poder aplicar a fertirrigação na cultura irrigada.

 

Podemos concluir que a técnica de estresse hídrico pode aumentar a qualidade das culturas, mas que não podemos deixar de fazer a irrigação. Somando as duas aplicações se poderá ter um bom planejamento e administração da lavoura.

Contato irrigação