Fertirrigação com pivo central
A fertirrigação mediante bombas dosadoras, é uma ótima solução para os agricultores que procuram otimizar o custo, a eficiência, o rendimento do seu investimento e, o que é mais importante, a produção. Na aplicação de fertilizantes são utilizadas mangueiras, injetores, misturadores, agitadores e tanques ou depósitos de armazenamento. Com isso, injeta-se de forma muito precisa na água de irrigação de um sistema de Pivo central, a quantidade de fertilizantes e produtos químicos requeridos.
As bombas injetoras são precisas e confiáveis, com caudais facilmente ajustáveis às características particulares dos fertilizantes (normalmente são soluções) ou produtos químicos (normalmente são partículas finas em suspensão).
A fertirrigação no Pivo, adequando a bomba de injeção com o sistema de irrigação, consegue cobrir as necessidades da cultura. O caudal requerido pode ser regulado facilmente com a bomba dosadora e o Pivo central distribuirá perfeitamente o fertilizante. Dada a elevada eficiência das bombas de injeção de fertilizantes, pode ser utilizada uma única bomba até em 3 máquinas Pivo diferentes, para projetos de irrigação de grande superfície.
Aplicação precisa de fertilizantes
Esse contributo de nutrientes preciso é acomodado a cada etapa de crescimento da planta e aumenta o rendimento agrícola, com menos quantidade de fertilizante.
Se o fertilizante for aplicado com um sistema diferente do Pivo, e no dia seguinte se filtrar e desaparecer pela água de uma tempestade, não só se perdem os fertilizantes, mas a plantação pode ficar encharcada e húmida durante vários dias, impossibilitando a entrada no campo para aplicar uma outra dose de químicos. Porém, com o Pivo central os fertilizantes podem ser aplicados no dia imediatamente posterior à tempestade, ou no momento que o agricultor desejar. A possibilidade de ajustar o caudal da bomba permite proporcionar mais fertilizantes com menos água, um recurso que já não requer a cultura após uma chuva abundante.
As bombas dosadoras também podem ser benéficas em caso de invasão de insetos. Os agricultores conhecem habitualmente com dias de antecipação a aparição de casos de culturas infestadas na sua plantação. Isso leva a que os agricultores vizinhos optem por contratar os serviços de aviões de aspersão aérea para aplicar inseticidas. Por outro lado, os agricultores que usam bombas dosadoras poderão injetar a quantidade de inseticida precisa de forma imediata e através dos seus Pivo de irrigação, solucionando rapidamente o que poderia significar uma perda desastrosa.
As bombas dosadoras de membrana hidráulica e de pistão são as mais utilizadas na indústria para uma ampla variedade de aplicações, quer irrigação de campos de milho, quer prados de um campo de golfe. Há diferentes tipos de bomba para aplicar a grande variedade de fertilizantes e produtos químicos que são usados na agricultura.
Vantagens de usar a tecnologia fertirrigação
As principais vantagens para um agricultor de pulverizar químicos e fertilizantes através da irrigação por aspersão de um Pivo, são as economias em insumos e a obtenção de maiores rendimentos. Estes benefícios permitem ao proprietário do Pivo recuperar o seu investimento realizado na compra da máquina e da bomba dosadora.
Numa exploração agrícola nunca se poderão prognosticar com exatidão as condições meteorológicas, mas utilizando as melhores tecnologias de aplicação disponíveis no mercado, pode-se incrementar a viabilidade da cultura. As bombas de injeção podem tornar-se num elemento chave, rentável e econômico, para qualquer sistema de irrigação por Pivo.
Fonte: Traxco