Enquanto a conservação da água é responsabilidade de todo mundo, A Rain Bird tem usado a água com inteligência por 80 anos.
Instalação de um novo sistema de irrigação
1. Entenda seu solo para o paisagismo certo
O tipo de solo em seu jardim é um importante fator e determinara a velocidade e com que frequência irá precisar de água. Diferentes tipos de solos tem diferentes taxas admissão, enquanto o solo vai influenciar o aspersor de sua escolha. A habilidade do solo para manter a umidade e a quantidade de umidade que pode segurar afeta significativamente o plano de rega. Um simples teste vai lhe dizer qual seu tipo de solo, assim poderá escolher os produtos adequados.
2. Escolha suas plantas sabiamente para seu paisagismo
É perfeitamente possível ter uma bela paisagem sustentável, usando plantas que não precise de muita água. Um grande local onde pode tirar ideias para o paisagismo do seu jardim é visitar um jardim público.
3. Conheça a pressão da sua água
A pressão da água é baseada no local da sua residência, onde se tem pressão alta pode ter um significativo impacto no seu sistema de irrigação. Se a pressão da sua residência for alta, procure os produtos da Rain Bird esquipados para regularização de pressão, com isso, pode economizar litros de água no seu sistema de irrigação.
4. Divida seu jardim em setores de paisagismo
Diferentes plantas precisam de diferentes quantidades de água, divida seu jardim separando em setores, assim, fará a cobertura de todo seu paisagismo.
5. Escolha um paisagismo que reduza seu consumo de água
Quando for escolher seu projeto para irrigação de paisagismo, use plantas resistentes as possíveis secas. Reserve a grama para áreas com bastante uso e com um belo visual.
6. Chame um profissional de paisagismo
Fazer um projeto de irrigação paisagística é a maneira mais inteligente de começar, escolher a empresa certa é o mais importante.
7. Use um controlador de irrigação paisagística
Um ajuste de tempo inteligente no seu controlador fara com que tenha um plano de rega de acordo com as estações do ano, dessa forma, economizando água no seu projeto de paisagismo.
8. Controlador certo previne excesso de água
Molhar de mais pode matar seu paisagismo, trazendo fungos e doenças. Com o controlador da Rain Bird e um sensor de umidade no solo você terá a certeza, de que, ira irrigar somente a quantidade certa para seu paisagismo.
9. Use gotejamento quando possível
A irrigação por gotejamento fornece água diretamente na base da planta, com baixo custo de energia e consumo de água. São utilizados em vasos, floreiras, e vegetação de grande e médio porte.
10. Aumente sua performance com regulador de pressão para paisagismo
Regular a pressão em seus aspersores é parecido com regular um chuveiro de baixo fluxo, fornecendo a quantidade certa de água sem qualquer desperdício. Aspersores Rain Bird podem economizar até um litro de água no seu paisagismo por minuto.
11. Use gotejamento para arbustos ou canteiro de flores
Produtos de gotejamentos são ideais no paisagismo para arbustos e plantas. A fonte de gotejamento permite que o solo absorva a água completamente nas raízes das plantas, use um baixo volume para que possa alcançar uma eficiência em água e energia, assim eliminando o escoamento excessivo.
12. Impedindo crescimento de ervas daninhas no seu paisagismo
A irrigação por gotejamento impede o crescimento de ervas daninhas e incentiva as plantas ficarem mais saudáveis, eliminando o excesso de pulverização e evaporação. Isso mantem a água longe das folhas, então, não se formam fungos.
13. Escolha aspersores para que a água fique mais uniforme
Aspersores diferentes aplicam água em diferentes taxas. Para você saber se está aplicando a água uniforme e não alagando alguns pontos do seu paisagismo, use aspersores que foram projetados para trabalhar em conjunto, como os da Raind Bird instalados pela Hidro Sistemas.
14. Ter eficiência em seu paisagismo
Quando falamos em regar arvores individuais, Flores de vasos, ou plantas com muitos espaço em diferentes áreas. Pode- se aplicar a água diretamente nas raízes com baixo volume de irrigação usando o sistema de gotejamento. Isto irá reduzir o desperdício da água por evaporação ou escoamento e ainda manter as ervas daninhas longes de seu jardim.
15. Irrigar pelas manhãs
Faça sua irrigação entre 05 da manhã até as 10 da manhã, quando o sol está baixo, os ventos estão calmos e as temperaturas mais amenas. Quando se faz a irrigação no meio do dia, será muito menos eficiente devido a evaporação e possíveis ventos fortes. Irrigar durante a noite também não é uma boa ideia, as folhas permanecem úmidas e facilita para fungos crescerem e prejudicar seu paisagismo, regar durante as manhãs as folhas irão secar. Você pode ajustar tudo isso com os controladores.
16. Fique atento aos rodízios de água
Veja se na sua cidade tem rodízio de água, para saber a hora exata de poder fazer a irrigação no seu paisagismo. Feito isso ajuste seu controlador para os horários certos de irrigar, evitando a possibilidade de receber multas.
17. Não irrigue seu paisagismo durante a chuva
Não tem nada pior para o paisagismo do que ver um aspersor irrigando na chuva. Usando o sensor de chuva, seu sistema de irrigação irá desligar automaticamente quando estiver chovendo. Assim poderá economizar em períodos de chuvas.
18. Ajustando seu controlador para irrigar em períodos certos
Aplicar mais água que o solo pode receber vai levar a o processo de escoamento. Utilize uma função que o controlador Rain Bird pode lhe oferecer, dividindo tempos de irrigação. Plantas que precisam de mais tempo de irrigação e plantas com pouco tempo, assim pode aplicar a quantidade certa e deixar seu paisagismo sempre saudável.
19. Ajustando a irrigação do seu paisagismo para sol e áreas com sombra
Controladores de fácil definição com múltiplos programas independentes, permitem você reduzir os tempos de irrigação para áreas de sombra. Ainda adicione um sensor de umidade para garantir que você está molhando o solo só quando seu paisagismo exige.
20. Irrigue apenas quando seu paisagismo precisar
Excesso de irrigação pode prejudicar seu paisagismo e pode levar a fungos e doenças. A melhor maneira de saber se seu paisagismo precisa de água e a mais fácil é dar uma volta ao redor. Se as suas pegadas estão ficando mais tempo que o normal (A grama não voltar ao normal) está na hora de água. Com um controlador você terá a certeza absoluta que irá irrigar seu paisagismo na hora certa.
Fonte: 25ways.rainbird.com